Norma Regulamentadora 23: O que diz e as principais regras

Existem diversas normas que regulamentam a prevenção contra incêndios, e a Norma Regulamentadora 23 é uma delas. Se você pensa em ter uma empresa ou até mesmo se habita algum edifício, precisa conhecer as normas que te auxiliam a evitar tragédias.

A maioria das tragédias envolvem fogo, e essa NR é focada na prevenção e combate a isso. Por esse motivo, ela é muito importante, não apenas pela parte burocrática, mas também pela parte social.

Nesse sentido, no artigo a seguir vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a NR 23, o que ela é e quais são suas exigências. Portanto, se você está realizando o planejamento para combate a incêndios, é só continuar a leitura.

Norma Regulamentadora 23: afinal, o que é isso?

Para normatizar as estratégias de segurança, é preciso criar as chamadas NR (Normas Regulamentadoras). Existem diversas normas, focadas em áreas distintas, e a Norma 23 é a que traz todas as orientações focadas na prevenção a incêndios.

O seu principal intuito é oferecer um norte para as empresas realizarem as técnicas anti-incêndio. Tudo isso é feito com o máximo respeito, e claro, com as mais modernas estratégias que visam prevenir e combater casos de incêndio.

A norma segue um padrão, assim como todas as outras normas que regem algum setor. Em primeiro lugar, a Norma Regulamentadora 23 possui instruções básicas, que se aplicam a todas as empresas.

Além disso, também é possível encontrar regras específicas, que podem ser usadas em casos únicos. Por esse motivo, a melhor forma de aplicar as regras com eficiência é estudando toda a Norma Regulamentadora 23.

Ela encontra-se disponível na internet, e se você quiser conhecê-la é só clicar aqui. Lembre-se de ler com calma, para entender como os detalhes da norma funcionam, e o que se aplica ao seu caso.

Aplicação da Norma Regulamentadora 23

Agora que você já entende como a Norma 23 funciona, e quais são seus modelos de aplicação, é hora de entender como, de fato, aplicá-la. Existem as regras mais gerais, que se aplicam a maioria das empresas e é sobre elas que vamos falar agora.

Isso vai facilitar bastante na hora de elaborar um planejamento mais geral, para garantir as principais exigências da norma. Em primeiro lugar, é necessário que sua empresa tenha bons mecanismos de prevenção a incêndios.

Para isso, é importante que você conte com bons equipamentos de segurança como lacres de segurança e armazenamento correto de materiais inflamáveis. Além disso, é importante oferecer saídas de emergência, para garantir uma rápida evacuação em momentos de incêndio,

Outro recurso que você precisa oferecer em sua empresa é extintores de incêndio. É necessário que você mantenha quantidade suficiente desses equipamentos, que atenda toda a sua empresa. Por fim, é necessário ter membros de sua equipe treinados, para usar todas as ferramentas para prevenção e combate a incêndio.

Todas as regras são medidas que visam a proteção da empresa e dos envolvidos no trabalho. Lembrando que todas as medidas que mencionamos acima fazem parte dos requisitos obrigatórios da Norma Regulamentadora 23.

Essas regras são ainda mais importantes na área de construção civil, visto o grande número de processos perigosos, que aumentam o risco de incêndios. Esses incêndios podem ser grandes ou pequenos, mas devem ser evitados através da Norma Regulamentadora 23.

Pontos importantes sobre a NR 23

A primeira coisa que você precisa ter ciência, é que alguns pontos são necessários e exigem sua atenção. Em primeiro lugar, as saídas de emergência são um dos recursos mais importantes na proteção contra incêndios.

O objetivo é garantir a rápida saída dos usuários de alguma edificação, caso ocorra algum incêndio. Porém, é necessário não apenas oferecer as saídas, mas também garantir que o caminho até elas esteja livre.

De acordo com a NR 23, cada ocupante do edifício precisa ter formas de sair do prédio, sem dificuldades. Isso significa que as saídas precisam estar desobstruídas e com sinalização correta.

Isso significa que você não deve usar os corredores e as áreas que levam às saídas de emergência não devem ser usadas para outros fins.

Também é importante que não existam outras portas e nem que as saídas fiquem trancadas. Outro ponto importante é oferecer sinalização adequada, que indique o caminho até as saídas de emergência.

Essas placas vão indicar o caminho a ser seguido, para que mesmo aqueles que não saibam como chegar às saídas de emergência consigam escapar do incêndio.

Treinamentos

Uma das dicas principais para você que deseja seguir a Norma Regulamentadora 23 é oferecer treinamento para seus funcionários. Isso vai permitir que todos os membros de sua equipe vão entender o que deve ser feito em caso de incêndio.

Além disso, a equipe ainda vai ser capaz de manter tudo em ordem, e evitar um acidente de grandes proporções.